A Oikos.stp esta a contratar

TERMOS DE REFERÊNCIA

Prestação de serviço de web design no âmbito da criação das Áreas Marinhas Protegidas em São Tomé e Príncipe (trabalho remoto)

1.        Contexto

São Tomé e Príncipe enfrenta vários desafios relacionados com a sobrepesca e a degradação generalizada dos habitats marinhos. O rápido crescimento populacional tem aumentado a pressão exercida sobre estes habitats e os seus recursos marinhos, resultando no uso de técnicas de pesca não seletivas e destrutivas, para maximizar as capturas de peixe e responder à procura crescente do mercado nacional.

Com o objetivo geral de conservar e assegurar a biodiversidade marinha, a sustentabilidade das pescas e os meios de subsistência das famílias dependentes dos recursos marinhos em São Tomé e Príncipe, teve início em 2018 o projecto “Estabelecimento de uma rede de áreas marinhas protegidas em São Tomé e Príncipe através de uma abordagem de cogestão”. Financiado pelo Blue Action Fund e outros financiadores, e implementado pela Fauna & Flora (F&F), em consórcio com a Fundação Príncipe (FP), Oikos-Cooperação e Desenvolvimento e Marapa, este projeto tem vindo a 2 contribuir para a criação da primeira Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) no país, através de um processo participativo alargado1 .

2. Objetivo da prestação de serviço

Desenvolver o website da Rede de Áreas Marinhas Protegidas de São Tomé e Príncipe com o objetivo de divulgar a existência das mesmas áreas, os relatórios produzidos para a sua criação, a legislação em vigor, as medidas de fiscalização e gestão, contribuir para o desenvolvimento de uma consciência e conhecimento colectivo sobre a importância destas áreas, e encorajar o sentimento de apropriação, participação e cooperação, por parte da população em geral, e principalmente das comunidades adjacentes às AMPs.

3.        Responsabilidades

· Desenvolver o website (bilingue PT / ENG) da “Rede de Áreas Marinhas Protegidas de São Tomé e Príncipe”, com base nos conteúdos fornecidos pela equipa do projecto e garantido que o mesmo é funcional e visualmente interessante para o usuário;

· Criar layouts atraentes e responsivos, garantindo uma experiência de usuário excepcional;

· Colaborar com a equipa do projecto para implementar as diferentes soluções de design nas páginas web;

· Editar material gráfico para ser utilizado no site e redes sociais.

4.        Localização

O trabalho será desenvolvido remotamente e em estreita articulação com a equipa do projecto. 1 Para mais informações sobre o projecto visitar https://omaliprincipe.weebly.com/ 3

5.        Requisitos e competências

Essencial

· Formação superior nas áreas de Desenvolvimento Web, WebDesign, Tecnologias de Comunicação (ou similares);

· Experiência comprovada no desenvolvimento de websites e Wordpress, especificamente;

· Experiência comprovada em design de material gráfico;

· Capacidade de desenvolvimento do site desde a sua maquetização, programação e colocação online;

· Domínio de HTML, CSS, PHP, Photoshop e/ou Illustrator;

· Fluência na língua portuguesa;

· Excelentes competências organizacionais e de comunicação. Desejável

· Domínio da Língua Inglesa;

· Conhecimento da cultura de São Tomé e Príncipe;

· Experiência de trabalho com ONGs e projetos de conservação.

6.        Candidaturas

· Interessados/as em prestar os serviços descritos nestes Termos de Referência deverão enviar a sua candidatura até às 18h GMT do dia 12 de abril de 2024, para o email admin.stp@oikos.pt , contendo: o Curriculum vitae e Portfolio o Proposta financeira o Cronograma de trabalho 4

7.        Processo de recrutamento e seleção previstos

· Avaliação das propostas recebidas: 22 a 26 de abril de 2024 · Realização de entrevistas: 29 de abril a 10 de maio de 2024 · Previsão de contratação: a iniciar antes de 31 de maio de 2024