Paraíso protegido

ilha do Príncipe,
coração do mundo

Com uma vegetação densa e clima equatorial, a ilha do Príncipe é considerada um verdadeiro paraíso natural. Com cerca de 40 espécies únicas, contém uma das biodiversidades mais ricas do planeta e uma das maiores taxas de espécies endémicas do mundo.

Wild Fundacao Principe Island Nature Conservation.jpeg

refúgio da vida selvagem

Cerca de 53% do território da Ilha é considerado parque natural, abrigando várias formas de vida selvagem. A Ilha do Príncipe possui mais de 140 quilómetros quadrados de verde de enorme beleza e diversidade.

#principeisland
1.6139° N, 7.4057° E

Vasco Pissarra © Fundação Príncipe

Esta floresta tropical de 31 milhões de anos é constituida por montanhas gigantes, paisagens avassaladoras e é ainda rodeada por praias extraordinárias de águas cristalinas.

Em 2012, a Ilha do Príncipe foi declarada parte da Reserva da Biosfera Mundial pela UNESCO. Este pequeno e maravilhoso paraíso é a prova de que a relação entre o homem e a natureza pode ser sustentável e harmoniosa.

Estrela Matilde © Fundação Príncipe

Yody Santos © Fundação Príncipe

Onde fica?

A Ilha do Príncipe fica no Golfo da Guiné, África Central, e faz parte do arquipélago de São Tomé e Principe. Esta ilha oceânica e de origem vulcânica está isolada do continente africano.

Como chegar?

A viagem à Ilha do Príncipe é feita a partir da Ilha de São Tomé. O trajeto pode ser feito de avião (duração 30 min.) ou de barco, (duração prevista entre 8h e 12h de viagem), dependendo das condições climatéricas.

Pontos Principais da Ilha

A capital da Ilha é a cidade de Santo António, carinhosamente apelidada como a cidade mais pequena do mundo, com pouco mais de 2000 habitantes. Nesta simpática cidade, encontram-se edifícios de arquitetura colonial e algumas ruínas de beleza singular.

As chamadas Roças permitem uma viagem no tempo entre edifícios antigos, plantações de cacau e café, vistas para o pôr-do-sol e, claro, muita natureza. As quatro principais são: a Roça Sundy, a Roça Belo Monte, a Roça Paciência e, a maior delas, a Roça Porto Real.

Entre as belezas do Príncipe, é possível visitar alguns pontos para uma ampla visão da Ilha nos miradouros. O miradouro do Terreiro Velho e o da Praia da Banana são os mais visitados, com vistas desafogadas para o oceano.

Populacao Príncipe_EstrelaMatilde.JPG

POPULAÇÃO

8000 HABITANTES

Atualmente a região possui aproximadamente 8.000 habitantes – quase metade deste número são crianças. A população concentra-se no centro e norte da Ilha – 2.000 pessoas vivem na cidade e o restante nas comunidades. O sul da ilha é ainda virgem e inabitado.

COMUNIDADES

ALDEIA FLUTUANTE

A Ilha do Príncipe é uma espécie de aldeia flutuante que já está distante há muito tempo. As pessoas que cá estão não possuem certas facilidades e acessos, se comparadas à população da Ilha de São Tomé. O desenvolvimento aqui acontece num ritmo diferente e os apoios a nível regional são sempre mais escassos.

Cacau Ilha do Principe Gastronomia.jpeg

GASTRONOMIA

INFLUÊNCIA AFRICANA

As pessoas do Príncipe são descendentes de angolanos, moçambicanos e, na sua maioria, cabo-verdianos. Por isso, a gastronomia da Ilha tem muita influência destes países, podendo-se encontrar muito calulu e moqueca de peixe ou galinha, banana frita, côco e fruta-pão. Existe um elemento comum entre os pratos do Príncipe: o picante.