Em 2018 a Fundação iniciou o projeto “Conhecendo a Extraordinária biodiversidade do Príncipe”, cujo objetivo era colmatar a falta de informações e dados sobre as espécies de aves e moluscos da Ilha do Príncipe e desenvolver as capacidades locais para pesquisa e conservação através da implementação de metodologias de campo.

Os dados e informações recolhidos serviram também para apoiar a atualização do plano de gestão do Parque Natural Obô do Príncipe e o desenvolvimento de um Plano de Ação para a Conservação do Búzio de Obô.

Estrela Matilde © Fundação Príncipe

Contexto:

O Búzio-d’Obô (archachatina bicarinata) é uma espécie de búzio gigante terrestre que apenas existe nas florestas das ilhas de São Tomé e Príncipe, dentre as 50 espécies endémicas de caracóis e lesmas destas Ilhas. Este molusco tem uma importância cultural significativa, tendo um longo historial de apanha para ser usado tanto como alimento, quanto na medicina tradicional.

A espécie é classificada com estatuto de conservação Vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional pela Conservação da Natureza, mas esta avaliação foi feita em 1996 e precisa de ser reavaliada.

O Búzio-d’Obô era uma espécie abundante localmente, mas tem sofrido um grave declínio contínuo nos últimos 30 anos. Embora grande parte da sua distribuição atual esteja incluída nos limites dos Parques Naturais do Obô das duas ilhas, esta espécie carece de proteção e medidas de conservação urgentes.

Principais atividades desenvolvidas:

• Análise de dados de campo do levantamentos de aves e búzios, resultando em um relatório científico detalhado

• Registro do inventário com 29 espécies de moluscos terrestres, incluindo 6 espécies novas para a ciência

• Realização de atividades de sensibilização e workshops com eco-guias, entidades governamentais e sociedade civil

• Reduzir o estatuto do Búzio de Obô na Lista Vermelha da IUCN, de Quase Ameaçado para Pouco Preocupante

• Workshops sobre as ações de conservação para o Búzio de Obô no Príncipe e em São Tomé

financiadores & PARceiros